Blog da Tati

Pesquisar este blog

quarta-feira, janeiro 02, 2013


Grávida, Divirta-se!!!

5
Olá meninas! Olá meninos! Olá futuras mamães...

O assunto hoje é com o terceiro grupo: As futuras mamães!!
Sei que tem muitas que me acompanham e vão adorar essa postagem, Afinal, é fériasssss!!!!!
Quando falamos em diversão durante a gravidez, algumas mamães torcem o nariz.. será possível??
Antigamente o que escutávamos era: Repouso absoluto, cama, cuidado, não pode fazer nada... Hoje em dia, muitos falam: Gravidez não é doença, pode fazer TUDO!
A verdade é que o meio termo é o mais correto. Não, não estamos doentes para deixarmos de fazer nossas atividades do dia-a-dia, porem, também não estamos aptas a fazer tudo e qualquer coisa que vir a cabeça.

Então vamos as dicas :



Ta proibido:

* Fumar e consumir bebidas alcoólicas. A verdade é que nem um nem outro tem reconhecimento cientifico sobre a quantidade a ser prejudicial ao feto ( também, não faz sentido expor mulheres gravidas a pesquisas desse tipo só pra saber a quantidade que poderia afetar a criança), porem sabemos que fazem mal (também) ao bebe.

* Esportes radicais ( bungee jump, para-quedas, etc): A descompressão brusca de ar pode acarretar o descolamento da placenta. O impacto da descida também é sentido pelo bebe.

*Mergulho : Mesmo para as gestantes que já tinham o costume de praticar o mergulho, ele fica proibido durante essa época. As alteracoes da pressão, oxigenacao e concentracao de outros gases afetam o bebe. Sem contar que as gestantes tem a capacidade respiratória reduzida.

*Parque de diversões: A maior parte dos brinquedos também estão proibidos ( você já deve ter percebido os avisos preventivos nas entradas de Montanha Russa, do Evolution, e de todos os outros brinquedos giratórios ou que envolvam altura ). A maioria das mulheres sofrem com enjoos pelo menos durante os 3 primeiros meses de gestacao, ela pode vomitar e corre o risco de aspirar o vomito, expondo a saúde dela e do bebe. A partir da 20° semana, a aceleracao do brinquedo pode causar o descolamento da placenta.

*Frequentar sauna : Essa atividade não é recomendada pois, alem de dificultar a respiracao, a temperatura alta pode baixar a pressão arterial da gestante, que já tem a tendencia de ser baixa , e faze-la sentir se mal.



Melhor evitar:

* Acampar: Você ate pode ir acampar, mas saiba escolher bem o local. Não pode ser um lugar muito isolado ou de difícil acesso para não correr o risco de passar mal e não tem a onde e nem a quem ser socorrida, ou, pior, entrar em trabalho de parto em um lugar assim. Você também deve pesquisar sobre as incidências de febre amarela na região, já que a mulher gravida não pode tomar vacina contra a doença.

* Viagens longas: No primeiro e no ultimo trimestre, as viagens longas de avião devem ser evitadas. No primeiro trimestre é quando ocorrem os enjoos e maior risco de aborto. No ultimo trimestre, alem da barriga já estar grande e ficar desconfortável, ainda existe o risco de  ruptura da bolsa e trabalho de parto prematuro. Sem contar que as companhias aéreas começam a exigir, a partir dessa época, um atestado medico, especificando o trecho, data, tempo de voo máximo permitido e a data prevista para o parto, aumentando ainda mais o stress.

*Exercícios pesados: Se você sempre foi uma mulher sedentária, não adianta nada, durante a gravidez, querer fazer todos os exercícios físicos. Se você pretende começar a se mexer durante sua gravidez, comece com exercícios leves, como caminhadas.

* Comidas exóticas: Não se esqueça que experimentar novas comidas nessa época pode ser desastroso, os enjoos podem vir mais forte.Tome muito cuidado com os ingredientes crus ou mal passados ( carnes, vegetais, legumes) pois corre o risco de contrair toxoplasmose ( que pode causar má formacao do feto).


Ta Liberado:

* Tomar sol:  O bronze ta liberado e as recomentacoes são como para todas as outras pessoas. Evitar o horário de 10h as 16h, por causa da alta radiacao UVA e UVB e usar filtro solar em todo o corpo, seja qual for o horário da exposicao ao sol. Fique atenta também com sua hidratacao, beba muita agua.

* Sair para dançar: Desde que você tenha o bom senso de saber seus limites e se sentir confortável para isso, não há mal algum em sair para dançar, ou ir a um show, ou festas. A musica alta não é prejudicial a seu bebe, porem se prepare para ganhar alguns chutes e socos (rsrsrsr), já que o bebe fica mais agitadinho.

*Sexo: Desde que seu medico libere ( se sua gravidez for normal e sem riscos, ele vai liberar), voce poderá praticar sexo sem nenhuma restricao. Respeite o seu corpo e a condicao que se encontra e seja feliz...rsrsrs

* Ir ao cinema, fazer compras, visitar um parente ou uma amiga, arrumar as coisinhas do seu bebe e de sua outra criança ( se já tiver), curtir um pouquinho o futuro papai ( ate por que em breve você não terá mais tanto tempo ou energia) hahaha .
Ta liberado e é ate muito bem  recomendado ;)




Nas fotos acima , eu estava com 5 meses de gravidez da minha segunda bebe. Ferias em Maldives ;) Bebendo muitaaaa agua e com muito protetor solar para aguentar o calor fervoroso desse paraíso...

Espero que curtam as dicas, aguardo o comentário de vocês!!!

Bjuss Bjuss

Tati




5 comentários:

Anônimo disse...

Super curti as dicas!! Em breve será a minha vez de segui-las! Beijos (leka)

Tati disse...

Espero que sim Leka, é um epoca muito magica na vida de uma mulher..se precisar de mais dicas corre pra ca ;)
bjussss
Tati

Tati disse...

Espero que sim Leka, é um epoca muito magica na vida de uma mulher..se precisar de mais dicas corre pra ca ;)
bjussss
Tati

Unknown disse...

Embora ainda nao seja mamae,gosto de sempre estrar lendo algo relacionado, até porq informaçao nunca é demais!gostei das dicas!

Tati disse...

Claro Valdete, informacao nunca é demais ne?!
Obrigada pelo comentario, e sinta-se a vontade em voltar sempre!

Bjussss

Postar um comentário